Conectando quem ajuda com quem precisa

Quem somos:

O AJUDARS nasceu da necessidade urgente de construir pontes, não apenas de assistência, mas de esperança e solidariedade. Em meio à devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, nosso objetivo é conectar voluntários, doadores e vítimas, formando uma rede de amor e ajuda mútua.

Defesa Civil contabiliza 66 atendimentos durante o final de semana

Em recente balanço da Defesa Civil de Canoas, o órgão contabilizou 66 ocorrências ao longo do final de semana, diante o risco de chuva forte. Foram 44 conferências de comunicados de alagamentos, 14 respostas a pedidos de informações, dez abrigamentos, 4 solicitações de abrigo e 4 solicitações de resgate.

Dez equipes volantes estão mobilizadas, a partir do plano de contingência, diante da previsão do tempo instável no fim de semana e nos próximos dias. A distribuição teve a presença de agentes nos bairros Mathias Velho (3 equipes), Harmonia (1), Mato Grande (1), Fátima (2), Rio Branco (2) e Niterói (1). Os trabalhos contaram com a colaboração de equipes de diferentes secretarias e órgãos de segurança.

Níveis dos rios
Nesta segunda-feira (17), os agentes seguem mobilizados e monitoram o comportamento das águas dos rios. Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, às 11h desta segunda-feira (17), estava com 3,35 metros em São Leopoldo — a cota de inundação é de 4,5m. O Guaíba, que serve de parâmetro para o lado Oeste de Canoas, estava com 2,74 metros, ante a cota de 3 metros. Já o Rio Gravataí registrava 3,53 metros — para uma marca de 4,75 m para começar a deixar o leito.

Texto: Fábio Radke
Edição: Escritório de Comunicação

Compartilhe:
Artigos mais recentes

Seja bem-vindo

Login
Registrar

Google reCaptcha: Chave do site inválida.

Google reCaptcha: Chave do site inválida.